Água em tubulação de gás: como isso acontece e o que fazer para resolver?


O gás não é utilizado apenas para cozinhar. Outros equipamentos, como os chuveiros, também são aquecidos por meio dele. Entretanto, é possível que a água entre nas tubulações e cause muitos problemas para o morador da casa ou apartamento.

Neste texto, explicaremos como a água consegue entrar na tubulação de gás, quais as reais consequências desse problema e o que fazer para resolver. Além disso, explicaremos a importância de contar com profissionais qualificados para realizar essa atividade.

Água em tubulação de gás

 

Por que a água pode entrar na tubulação de gás?

Esse problema acontece principalmente por erros na hora da instalação. A conexão das entradas de água e gás pode ser feita de maneira indevida, o que resulta em uma conexão entre o ponto de captação da água com a entrada de gás.

Assim, quando alguém utilizar o chuveiro ou outro equipamento que utiliza o aquecimento a gás, o líquido pode entrar na tubulação, ocasionando na interrupção do serviço até que o problema seja consertado e os moradores possam aproveitar o seu banho quente sem problemas.

Entretanto, essa não é a única causa para esse problema: caso ocorram corrosões de tubos por conta da entrada de água de maneira errada, isso também pode resultar no acúmulo de líquido na tubulação de gás.

É importante entender qual a principal causa para esse problema, para que não seja feito um conserto errado, o que pode não apenas não solucionar a situação, como piorar o estado da tubulação e ocasionar em problemas maiores.

Quais as consequências desse problema?

Existem alguns problemas que podem aparecer caso entre água na sua tubulação de gás. Um dos mais perceptíveis é que você poderá ficar sem o fornecimento de gás em seu prédio, casa ou condomínio.

Caso, além do acúmulo de água, ocorram vazamentos, isso pode resultar em problemas ainda mais graves, como os riscos de incêndios e explosões, além dos danos à saúde do morador por conta da inalação do gás.

Isso também causará muitos transtornos, uma vez que o local pode precisar ser evacuado para a realização dos reparos, ao mesmo tempo que serão necessários gastos para pode resolver o problema e permitir com que as pessoas continuem usufruindo desse serviço em segurança.

Esse valor pode partir do próprio condomínio ou do morador, por isso, é importante sempre tomar medidas para evitar esse problema, tanto na hora da instalação, contando com profissionais qualificados, como ensinando boas práticas de uso aos inquilinos, para que esse problema não venha a ocorrer.

Como retirar a água da tubulação de gás?

Agora que você já entendeu quais os motivos que podem levar a esse problema e as consequências que ele pode trazer para o seu imóvel ou condomínio, está na hora de conhecer como funciona o processo para a retirada da água na tubulação de gás.

Em primeiro lugar, é importante que esse procedimento seja feito por profissionais capacitados, para evitar novos problemas. O processo é feito por meio da pressurização da rede, fazendo com que toda a água seja eliminada de dentro da tubulação.

É um procedimento relativamente simples e que até mesmo pode não necessitar de uma troca da tubulação, caso não exista algum vazamento. Caso o problema tenha ficado mais grave, é importante fazer a troca dos canos.

Em um primeiro momento, é possível pensar em soluções mais práticas, porém não é aconselhado, uma vez que isso pode não resolver o problema do vazamento ou da obstrução da água, além de colocar a vida dos moradores em risco por conta da falta de gás ou do escoamento dele.

Por que contar com ajuda profissional é importante?

Tubulações de gás não são tão simples ou fáceis de serem manuseados: é muito importante investir em profissionais capacitados para essas atividades. Eles contam com equipamentos próprios para realizar o escoamento da água, além de estarem preparados para diversas adversidades.

Além disso, em caso de vazamento de gás, eles já poderão tomar todas as medidas cabíveis para solucionar o problema, além de poder orientar os moradores, bem como todo o condomínio, casa ou prédio das melhores práticas para manter o local seguro e evitar novas obstruções.

Além disso, é importante investir em alguns cuidados para evitar novos problemas relacionados à sua tubulação de gás, como, justamente, não deixar com que qualquer pessoa tente resolver problemas nos canos de gás, sempre prefira investir em profissionais qualificados para essa atividade.

Chame ajuda em caso de vazamentos

Caso um morador sinta o cheiro de gás, mesmo com o chuveiro ou outros equipamentos movidos a gás desligado, é importante não ligar nenhuma luz ou aparelho eletrônico. O melhor a se fazer é abrir todas as janelas e ligar para os bombeiros, para que eles possam avaliar a situação o mais rápido possível.

Desliga o registro de gás ao viajar

É interessante orientar os moradores de que caso eles precisem ficar longos períodos fora das suas casas ou apartamentos, é necessário fechar todas as suas válvulas de segurança do equipamento de gás. Assim, caso ocorra algum vazamento ou dano nos canos, não terá gás passando, o que poderia colocar em risco toda a estrutura do prédio.

Na hora de instalar o sistema de gás, é importante se certificar de que ele esteja em um local com ventilador, para minimizar os riscos e um vazamento, evitando o aprisionamento do gás dentro do ambiente.

Não use as tubulações de gás como suporte

Na hora de decorar o apartamento ou casa, não é indicado utilizar as tubulações como apoio para objetos, já que eles podem fazer peso na estrutura, ocasionando em danos, e rachaduras que podem ocasionar no vazamento do gás.

Não deixe instalações elétricas próximas às de gás

As demais instalações, principalmente as elétricas, devem ficar longe do sistema de gás. Caso ocorra algum curto, a faísca, em contato com o gás, poderá ocasionar em incêndios e explosões muito graves.

Assim, entendendo melhor como a água pode adentrar na tubulação de gás, quais as consequências desse problema e como ele é resolvido por profissionais capacitados, você saberá o que fazer caso isso ocorra.

E para te ajudar a pensar em uma solução rápida e eficiente para esse problema, convidamos você para conhecer a MJ Instalações! Oferecemos serviços de teste de estanqueidade, caça vazamentos, aplicação de resina em tubulações a gás e muito mais!

Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas ou marcar uma visita!

A MJ INSTALAÇÕES está pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Possuímos excelência no seguimento e uma equipe treinada para solucionar seus problemas. Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou da maneira que preferir: