Consumidores denunciam que preço do gás encanado dobrou em SP


O preço do gás dois reajustes neste ano, que deveriam alcançar alta de 40%, não de 100%. A Reclamações contra a Comgás triplicaram segundo a Fundação Procon-SP.

 

Consumidores do estado de São Paulo denunciaram à Fundação Procon-SP o aumento de 100% em suas contas de gás encanado. Os reajustes oficiais deveriam totalizar um aumento de aproximadamente 40%.

A conta de gás registrou um dos maiores aumentos do ano no estado e pesou no orçamento das famílias que o utilizam no chuveiro e no fogão. Em três meses foram dois reajustes – 11% em fevereiro e 27% em maio.

No entanto, alguns consumidores relatam aumento ainda maior em suas contas. O valor mensal pago pelo comerciante Edson Marega passou de R$ 160 para R$ 360.

“Eu achei que era vazamento de gás pela diferença de valores. Pulou mais que o dobro. Então, eu acabei olhando o consumo e notei que não tinha diferença de consumo. Só no valor mesmo, valor monetário, subiu muito”, disse à reportagem.

Reclamações triplicaram

Reclamações contra as cobranças da Comgás triplicaram na comparação com o ano passado junto a Fundação Procon-SP: no primeiro semestre de 2018, 43 consumidores registraram queixas; no mesmo período deste ano foram 125 reclamações.

“A empresa tem que analisar caso a caso de forma individual e apresentar uma medida para que o consumidor possa se adaptar caso, realmente, fique comprovado que o reajuste é legal”, orientou Renata Reis, coordenadora de atendimento da Fundação.

O Procon-SP orienta os consumidores a pedirem explicações a Comgás, como fez a comerciante Janice Gomes Silva. Ela tem um restaurante na Barra Funda e viu a conta passar de R$ 1.100 para R$ 2.000 apesar do consumo permanecer o mesmo. “Tô esperando resposta. Não deram explicação nenhuma”, disse a comerciante.

Em nota, a Comgás informou que vários fatores, como o preço do petróleo e a variação do câmbio, têm impacto nas tarifas de gás, e que dois aumentos praticados neste ano foram autorizados pela Arsesp, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. A empresa disse ainda que mantém diversos canais para tira-dúvidas.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/10/08/consumidores-denunciam-que-preco-do-gas-encanado-dobrou-em-sp.ghtml

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