Instalação de gás encanado: qual traz mais vantagens gás natural ou gás GLP?


O fogão que você tem na sua casa funciona com gás encanado natural ou GLP? Você sabia que, apesar de a maioria das pessoas não perceberem, a escolha do tipo de gás faz diferença?

Descubra nesse texto a diferença entre o gás GLP e gás natural, com esse conhecimento você poderá escolher a melhor opção para sua casa.

Gás encanado GLP e natural, são a mesma coisa?

A maioria das pessoas acreditam que existe apenas um tipo de gás, porém esse pensamento é equivocado, existem diversos tipos de gás os mais comuns são o gás encanado e o gás natural.

Entenda a diferença entre eles.

Gás natural

O gás natural é composto pela mistura de hidrocarbonetos leves, encontrados em reservatórios profundos do subsolo e assim como o petróleo o gás natural é um derivado da degradação de matéria orgânica retirada da terra a partir de perfurações.

O gás natural costuma ser usado em grandes cidades ou apartamentos modernos.

O fornecimento desse tipo de gás acontece pelo encanamento, não sendo necessário fazer ligação com a mangueira do botijão de gás.

O gás natural encanado é mais potente e cria uma chama mais estável, na hora de preparar as refeições, por exemplo, que o gás encanado GLP.

Gás GLP

O famoso gás de cozinha, o GLP é formado pela junção de butano e propano que são dois tipos de gás derivados do petróleo.

A mistura dos dois tipos de gás faz com que o gás GLP fique em estado líquido quando está dentro do botijão, mas quando você liga o fogão, por exemplo, o gás entra em estado gasoso

A sigla GLP significa, gás liquefeito de petróleo, isso quer dizer que o gás fica em estado líquido por causa do recipiente onde é armazenado.

Muito bem, agora você tem mais conhecimento sobre os dois tipos de gás mais usados, o próximo passo é entender como é feita a instalação de gás encanado.

Como é feito a instalação de gás encanado

Para realizar a instalação de gás é preciso que o projeto esteja de acordo com as Normas Para Instalação de gás.

O intuito dessas regras, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é prevenir problemas, evitar vazamento de gás e garantir a segurança.

A primeira etapa é executar o planejamento que terá como base a planta do local que servirá como guia para encontrar o melhor caminho para fazer a ligação de gás.

Após planejar o caminho pelo qual passará a tubulação, o segundo passo é definir qual material será usado.

Os tubos mais utilizados são os de aço de carbono, cobre ou alumínio, pois conseguem suportar as propriedades do gás.

A montagem do sistema de gás é feita a partir da canalização do gás e da montagem dos ramais que serão conectados as prumadas.

Faça com muito cuidado a ligação dos tubos, por solda ou rosqueamento, essa parte exige muita atenção, utilize a técnica necessária para fazer cada encaixe.

Após a finalização da instalação dos tubos, ligue o registro de gás e faça o teste de estanqueidade quantas vezes forem necessárias.

Realizar o teste serve para verificar se a conexão dos tubos foi feita de forma certa e expulsar o gás preso nos canos, caso exista.

Saiba que realizar essa tarefa não é algo do tipo “faça você mesmo” a instalação de gás encanado deve ser feita apenas por profissionais com experiência nesse tipo de serviço.

Se você chegou até aqui, então conheceu os dois tipos de gás mais comuns e aprendeu sobre o processo de instalação.

A MJ INSTALAÇÕES está pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Possuímos excelência no seguimento e uma equipe treinada para solucionar seus problemas. Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou da maneira que preferir: