Tudo que você deve saber sobre o teste de estanqueidade em tubulações de gás


Quando você ouve sobre o “teste de estanqueidade em tubulações de gás” é normal ficar se perguntando o que seria isso, pois estanqueidade é, realmente, um nome bem exótico.

Mas como mostraremos no texto, esse assunto não é nenhum bicho de sete cabeças, e depois de ler este artigo você certamente estará muito mais esclarecido (a) sobre este serviço que algumas empresas de gás oferecem.


 

O que significa testar a estanqueidade em tubulações de gás?

 

O teste de estanqueidade em tubulações de gás é um método utilizado para verificar se não há nenhum vazamento na superfície de contato, neste caso, as tubulações.

Para saber se está tudo certo é utilizado ar comprimido como meio comprovação. Com a adição da pressão dentro do recipiente a avaliação das tubulações ocorre sem problemas.

Assim, através de um medidor chamado de manômetro é possível avaliar se a pressão interna sofreu alterações.

Como o teste é realizado?

Durante a primeira etapa são realizados os seguintes procedimentos

 

As válvulas dentro da área de prova devem ser ajustadas na posição aberta colocando nas extremidades livres em comunicação com a atmosfera um bujão para terminais com rosca ou um flange cego para terminais não roscados.

É preciso aguardar aproximadamente 15 minutos para estabilizar a pressão do sistema em função da temperatura e pressão atmosférica. Deve-se elevar a pressão bem devagar, em intervalos máximos de 10% da pressão.

A fonte de pressão deve ser separada da tubulação, assim que a pressão na tubulação atingir o valor desejado. É importante verificar constantemente a pressão durante o teste de estanqueidade.

Se for observada qualquer diminuição de pressão, o vazamento deve ser localizado e reparado.

Depois de finalizar o teste primário, é preciso fazer uma limpeza interior da tubulação com gás inerte.

 

Este processo deverá ser realizado até que o gás de saída esteja livre de óxidos e partículas existentes.

 

E durante o teste secundário é realizado o seguinte procedimento

 

Os reguladores de pressão, e as válvulas de alívio devem ser instaladas, deixando as válvulas de bloqueio na posição aberta mantendo sua extremidade livre, em comunicação com a atmosfera fechada.

Da mesma maneira que ocorre no teste primário, se houver qualquer diminuição de pressão, o vazamento deve ser localizado e reparado.

 

Por que esse teste é importante para você?

 

Saber se suas tubulações estão com um vazamento de gás é uma das melhores formas de prevenir acidentes com gás em seu condomínio, pois muitas vezes o vazamento é silencioso, invisível, e quando ele se torna perceptível, pode ser tarde demais.

E, além disso, realizar o teste estanqueidade é uma exigência do corpo dos bombeiros, veja abaixo o que a lei diz sobre isso:

Norma NBR 15358 (Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – Projeto e execução)

4.3 Inspeção periódica (para estabelecimentos comercias e industrias)

”A inspeção periódica deve ser realizada em períodos máximos de 12 meses, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e de uso de acordo com avaliação e registros realizados pelo responsável da inspeção.”

 

Norma NBR 15526 (Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais — Projeto e execução)

4.6 Inspeção periódica (para estabelecimentos residenciais)

“Recomenda-se que sejam realizadas inspeções periódicas na rede de distribuição interna. Caso sejam realizadas, recomenda-se que sejam realizadas em períodos máximos de cinco anos, ou de acordo com definição da autoridade competente, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e das condições ambientais.”

 

Conclusão

Como você deve ter percebido ao longo do texto, além de ser uma exigência do corpo de bombeiros, o teste de estanqueidade é uma peça fundamental para manter a segurança no seu condomínio, podendo prevenir a maioria das tragédias causadas por vazamentos de gás.

Então, se você tem curiosidade ou interesse em saber mais sobre esse teste que pode salvar a vida de sua família e dos seus vizinhos, entre em contato conosco. Nossa equipe terá muita satisfação em lhe atender!

 

 

A MJ INSTALAÇÕES está pronta para atendê-lo da melhor forma possível. Possuímos excelência no seguimento e uma equipe treinada para solucionar seus problemas. Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou da maneira que preferir: